quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Vestido


Bom, pelo que pude ir aprender nesta saga que é organizar um casamento é que o item mais importante de todos é ele: Sua Magestade, O Vestido.
Realmente, não é a toa que a maioria das mulheres sonha com ele desde menina: nas estórias de contos de fadas, as princesas sempre surgem num belíssimo vestido de noiva para o tal sonhado
"... e viveram felizes para sempre".
Então desde pequeninas colocamos um lençol ou uma toalha na cabeça e saímos desfilando pela casa ensaiando para o dia em colocaremos o nosso vestido de noiva e cruzaremos a nave de uma igreja em direção ao nosso príncipe encantado e rumo ao nosso "... e viveram felizes para sempre".

No entanto, eu confesso nunca ter idealizado o meu vestido. Nunca guardei um modelo de revista e nem me lembro de ter fixado algum vestido visto nas novelas ou no cinema.
Desde comecei a organizar meu casamento, comprei muitas revistas de noivas, mas sempre na intenção de contactar bons profissionais das mais diversas áreas e nunca de procurar me inspirar para meu vestido.

E isso realmente não me incomodava porque de qualquer maneira ainda estava muito cedo, pois de pelo menos alguma coisa em relação ao vestido eu já sabia: não iria comprar e sim alugar. Então de alguma forma não idealizar o vestido me poupava da desilusão de não encontrá-lo pronto por aí...

Mas eu havia ido na expo-noivas e lá preenchi muitas fichas nos stands de lojas de São Paulo pois já que eu não iria ver nenhum vestido naquele momento as lojas se ofereciam para entrar em contato comigo mais tarde. Só que o "mais tarde" deles era logo o mês seguinte: outubro!
Muuuuuitas lojas me ligaram pois estariam fazendo eventos isolados aqui no Rio em Outubro e Novembro. Em alguns não pude ir e em outros confirmei minha presença. O primeiro que fui foi o da Fashion Noivas, no Hotel Pestana em Copacabana.
Lá o ambiente era bem mais tranquilo que o da feira. O atendimento era com hora marcada. Algumas noivas já estavam experimentando os vestidos quando cheguei com o Léo. A gerente que me recebeu achou que eu era moderna por ter ido com meu noivo para ver o vestido. Mas eu não tinha a menor intenção de vestir nada, só de ver, pesquisar...rs
Pedi ao Léo para ir tomar um refri já que realmente não havia nenhum noivo nas mesas de atendimento. Aí nesse momento fiquei chateada de minha mãe não ter ido. Todas estavam com suas mães! (mas claro, nem dei importância por minha mãe não querer ir já que eu não ia comprar nada mesmo). A gerente me levou até a mesa onde uma vendedora iria me atender. Coincidência enorme, foi a mesma que me cadastrou na Expo-noivas. Ela, muito simpática, me falou sobre aquele evento, sobre a loja, e principalmente, me convenceu que eu não estava tão adiantada como eu imaginava para decidir sobre o vestido. Principalmente se eu queria ter prazo para pagar - e aí ela falou as palavras mágicas: prazo e pagamento!
Quando dei por mim, já estava dentro de um vestido. Ele não tinha nada a ver comigo, mas ela quiz me mostrar a estrutura dos vestidos da loja. Depois vesti mais outro, este já mais ou menos num estilo que eu gosto. Por fim, vesti um terceiro vestido e fui levada a um palquinho, em frente a um espelho enorme, com refletores sobre mim. Me vi pela primeira vez vestida de noiva. Foi uma experiência legal, embora ainda não fosse aquele o meu vestido...
Voltamos para a mesa e aí entrou em ação a Rose, a estilista.
Muito falante e simpática, pegou um bloco e um lápis e perguntou o que eu queria.
Naquela hora incorporei "Madame Coco Channel" com certeza! Comecei a falar sobre meu vestido: o modelo, o decote, a altura, o tecido, a renda, a mantilha, a grinalda... E a Rose ali, no melhor estilo "Chico Xavier" colocando tudo no papel. Quando ela acabou,olhou pra mim e disse: "Vc hein? Depois diz que nunca pensou no vestido..." e rindo mem mostrou o desenho: Lindo! lindo de morrer! Nem tive dúvida: tava ali o meu vestido.
Fiz um pré contrato e deixei um sinal ridículo de pagamento, já que eu não tinha nem levado cheque. O compromisso era o de voltar no domingo levando os cheques pré datados.
Bom, nem preciso dizer o susto que meu noivo e minha mãe levaram. Eu havia fechado "O vestido" num impulso.
Eu também fiquei assustada depois. Milhões de dúvidas me atormentaram naquela noite de sábado pra domingo. Ainda mais depois que li que duas noivas da "casar é fácil" tiveram problemas com aquela loja. Procurei me cercar de algumas garantias: trouxe uma cópia do desenho do vestido pra casa com todos os materiais descriminados, adiantei o prazo da entrega do vestido para mais de um mês antes do meu casamento, enfim... Resolvi arriscar e fechei negócio com a Fashion Noivas no domingo.
Até hoje dá um friozinho na barriga quando penso no vestido e acho que vou sentir esse friozinho até o dia em que me entregarem ele...

Nenhum comentário: